Câmara adota novas medidas temporárias de prevenção à Covid-19

#PraCegoVer: Presidente Franklin e os vereadores Mayr e Simone Bellini estão em pé, conversando com os servidores, que estão todos sentados nas cadeiras do plenário.

 

A Câmara de Valinhos terá novas medidas temporárias de prevenção à Covid-19 a partir desta terça-feira (26). O presidente do Legislativo, vereador Franklin (PSDB), fez o comunicado oficial aos servidores, acompanhado dos vereadores Mayr (Podemos) e Simone Bellini (Republicanos), que fazem parte da Mesa Diretora e assinam o ato em conjunto. Os vereadores Tunico (DEM) e Marcelo Yoshida (PT) acompanharam a reunião.

 

Desde o início da pandemia, a Câmara tem adotado um rígido controle para conter a transmissão do coronavírus no prédio. O público nas sessões foi reduzido, as sessões solenes canceladas e foram instalados totens com álcool em gel nos corredores. No fim do ano passado, com a redução dos casos, as medidas foram flexibilizadas. Agora, com a volta do aumento de casos de infecção no Brasil e o retorno da cidade de Valinhos à Fase Laranja do Plano São Paulo, novas medidas tiveram de ser adotadas.

 

A partir desta terça, o atendimento presencial ao público será das 8h às 14h. Após esse horário, haverá apenas trabalho interno, podendo ocorrer atendimento via telefone ou e-mail. Eventos, visitação institucional e sessões solenes também ficam suspensos.

 

Para diminuir o fluxo de pessoas nas dependências da Câmara, fica instituído o regime de revezamento entre os servidores, mantendo parte em trabalho presencial e parte em homeoffice.

 

As sessões ordinárias estão mantidas, mas sem a presença de público. Também só será permitida a presença de um assessor por vereador, profissionais da imprensa e funcionários que dão apoio legislativo.

 

Todos aqueles que entrarem na Câmara deverão ter a temperatura aferida, mesmo os servidores. Quem apresentar temperatura acima de 37,5ºC será orientado a procurar o serviço público de saúde para fins de notificação e acompanhamento.

 

Servidores que fazem parte do grupo de risco obrigatoriamente terão de executar o trabalho em casa.

O ato com todas as normativas pode ser consultado neste link: https://consulta.siscam.com.br/camaravalinhos/arquivo?Id=205362

 

Preocupação com a saúde

 

A Câmara vem acompanhando de perto a evolução dos casos de Covid-19 em Valinhos. Na sexta-feira (22), o presidente Franklin recebeu a secretária da Saúde, Carina Missaglia, e a diretora administrativa, Betânia Gomes, para discutir a situação e os desafios do município na pandemia.

 

Dados divulgados pela Secretaria da Saúde na sexta-feira indicam 5.497 casos positivos e 218 óbitos causados pelo coronavírus em Valinhos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade era de 100% nos dois hospitais (Galileo e Santa Casa). A taxa de ocupação de enfermaria é de 76%. Dos 218 casos de óbitos pela Covid-19 confirmados na cidade, 136 eram moradores de Valinhos e 82 viviam em outros municípios.