Vereadores voltam a cobrar desinfecção e mais ônibus circulando em Valinhos

#PraCegoVer: Foto de divulgação da Prefeitura mostra ônibus coletivo da cidade cruzando avenida em frente à rodoviária.

 

Os vereadores voltaram a cobrar na sessão desta terça-feira (14) a desinfecção constante e maior quantidade de ônibus circulando em Valinhos, principalmente nos horários de pico. Ao discutir moção apresentada pelo vereador Israel Scupenaro (MDB), o vereador Henrique Conti (PTB) criticou a redução da frota do transporte público, dizendo que logo acaba a pandemia e o problema ainda não terá sido resolvido na cidade. Segundo a Secretaria de Transportes, apenas 35% da frota está em circulação. A informação consta em resposta dada a requerimento encaminhado pela Câmara.

 

“O Poder Executivo precisa tomar uma atitude o mais breve possível. Se o problema é no contrato [com a SOU Valinhos], reveja o contrato, faça o que tem de ser feito. Estamos em pandemia, estado de calamidade pública. É um apelo que faço e espero não ter de voltar aqui na semana que vem e fazer o mesmo apelo”, cobrou o vereador Conti.

 

O vereador Mayr (Pode) também se posicionou favorável ao aumento da frota e destacou a importância da higienização constante dos ônibus. “Também tem de ser feita a desinfecção dos ônibus, o distanciamento nas filas da rodoviária, o uso de máscaras, o uso de álcool em gel. As pessoas mais humildes são as mais suscetíveis à contaminação, porque são as que mais usam o transporte público”, discursou.

 

Para a presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (MDB), a lotação verificada em Valinhos contraria a recomendação dos órgãos de saúde. “Nós estamos aqui [na sessão] distanciados, estamos com máscaras, usando álcool em gel. Como você faz isso dentro de um ônibus, principalmente no horário de pico, quando você tem de sair da sua casa para ir buscar o sustento da sua família? (...) Mais uma vez esta Casa reivindica, pede. Não tem como resolver esse problema se não for através do Executivo, e a Câmara está à disposição para apoiar e ajudar naquilo que for necessário para o combate ao coronavírus”, concluiu.

 

A moção foi aprovada por unanimidade e encaminhada ao prefeito Orestes Previtale (DEM).