Associação Afro-Brasileira de Valinhos falará sobre racismo na sessão desta terça-feira (7)

#PraCegoVer: Arte mostra vereador de costas, lendo documento durante a sessão ordinária. Um notebook também está sobre a mesa. Texto em fundo verde diz "Pauta da Sessão".

 

Representantes da Associação Afro-Brasileira de Valinhos foram convidados para falar sobre os casos recentes de racismo e violação de direitos humanos no mundo, na sessão desta terça-feira (7). A presença atende a requerimento aprovado em plenário, de autoria do vereador Mayr (Pode).

 

As manifestações contra o racismo se intensificaram nas últimas semanas, após a morte de George Floyd, nos Estados Unidos, durante violenta abordagem policial. Em entrevista à TV Câmara, em junho, o delegado do 1º Distrito Policial de Valinhos, Júlio César Brugnoli, explicou que o crime de injúria racial é um crime pessoal. “É um crime amplo, que atinge toda raça, seja ela qual for (...) Existe racismo na área médica, na área policial, em qualquer outra área. Às vezes ele é velado, outras vezes é escancarado”, afirmou na ocasião.

 

Além do uso da tribuna por representantes da Associação Afro-Brasileira de Valinhos, também haverá discussão e votação de projetos, moções e requerimentos.

 

Entre os projetos da pauta está o do vereador Henrique Conti (PTB), que estabelece normas para novos condomínios e loteamentos da cidade manejarem a água da chuva. O objetivo é diminuir as inundações. 

 

Também aguarda votação o projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município, que reduz o número de vereadores de Valinhos de 17 para 15. A proposta é assinada pelos vereadores Dalva Berto (MDB), Giba (PDT), Rodrigo Toloi (DEM), Alécio Cau (PDT), Franklin (PSDB), Edson Secafim (PTB), Mayr (Pode), Henrique Conti (PTB), Kiko Beloni (Pode), Mauro Penido (Cidadania), Mônica Morandi (MDB), César Rocha (DC) e Israel Scupenaro (MDB).

 

A pauta completa da sessão pode ser conferida no link Ordem do Dia.

 

A sessão começa às 18h30 e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 9 da Vivo), pelo Facebook e pelo Youtube.