Vereadores solicitam conscientização dos supermercados para uso de termômetro na entrada de clientes

#PraCegoVer: Foto mostra a mão de uma pessoa com luva amarela segurando um termômetro azul, que marca 35,6 graus. No desfoque, ao fundo, há parte do rosto de uma pessoa com máscara.

 

Foi aprovada na sessão desta terça-feira (5) moção solicitando o apoio do prefeito Orestes Previtale (DEM) para a conscientização dos proprietários de supermercados sobre a utilização de termômetros para medir a temperatura dos clientes. O documento é assinado pelos vereadores Giba (PDT), Edson Secafim (PTB), Mayr (Podemos), Alécio Cau (PDT), Mauro Penido (Cidadania) e Kiko Beloni (Podemos).

 

O vereador Giba disse que muitas cidades estão medindo a temperatura dos clientes na entrada dos supermercados como forma de evitar a propagação do coronavírus. “É bom frisar que ninguém será impedido de entrar na loja, se quiser. Porém é uma forma de conscientizar o cidadão da sua responsabilidade neste momento de pandemia”, afirmou.

 

A moção teve votos contrários dos vereadores André Amaral (PSD) e Rodrigo Toloi (DEM). André justificou dizendo que estudos mostram que a medida é pouco eficaz porque pode aumentar o risco de aglomeração em alguns locais. “Eu vi uma matéria de uma agência dos EUA que dizia que em um aeroporto foi medida a temperatura em 46 mil pessoas. Dessas apenas 11 tiveram temperatura elevada e apenas 1 estava contaminada. As pessoas já estão em uma situação de pânico e você vai criar mais pânico. Talvez o efeito seja contrário”, disse.

 

A moção foi encaminhada ao prefeito Orestes Previtale (DEM).