Comerciantes procuram o Legislativo para pedir diálogo com o poder público

#PraCegoVer: Foto mostra o plenário da Câmara com vereadores, assessores e representantes do comércio sentados de forma espaçada, respeitando o distanciamento social. À frente, usando o microfone, está o presidente da Associação Comercial e Industrial de Valinhos, Emerson Ferrari, que utiliza uma máscara de proteção.

 

Após ser procurada por comerciantes, a presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (MDB), convidou vereadores e representantes do comércio de Valinhos para uma reunião na tarde desta segunda-feira (27). No encontro, a categoria solicitou a abertura gradual e segura de lojas e demais estabelecimentos comerciais da cidade. A preocupação é com o desemprego em massa e o colapso na economia.

 

A presidente Dalva afirmou que o momento exige diálogo e sugeriu a criação de um comitê com o terceiro setor, Executivo, Legislativo e demais partes interessadas para acompanhar uma possível abertura do comércio. Na reunião, ela mostrou dados que indicam a existência de 48 leitos de UTI em Valinhos, número insuficiente para atender pacientes caso 10% da população seja infectada e 5% necessite de UTI.  “Quem pode ficar em casa deve ficar. Não podemos tirar o foco da vida, mas temos que nos preocupar também com a economia, com o desemprego. Uma possível abertura do comércio deve ser feita de forma gradual, com responsabilidade e conscientização, envolvendo as autoridades de saúde e vigilância sanitária”, disse.

 

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Valinhos, Emerson Ferrari, se mostrou preocupado com a situação atual e disse que é preciso analisar as particularidades de cada município, criando normas de segurança e saúde. Já o presidente da União do Comércio e Serviços de Valinhos, Errol Wilson dos Santos, alertou que a cidade depende da sobrevivência do comércio, uma vez que com as lojas fechadas não haverá arrecadação de impostos.

 

As demandas dos comerciantes serão discutidas novamente nesta terça-feira (28) com os vereadores e com o prefeito Orestes Previtale (DEM), na Prefeitura. O encontro foi agendado pela presidente Dalva no término da reunião, em consenso com os demais vereadores.

 

Estavam presentes na reunião os vereadores Israel Scupenaro (MDB), Franklin (PSDB), Kiko Beloni (Pode), Mayr (Pode), André Amaral (PSD), Roberson “SALAME” (PSDB), Mônica Morandi (MDB), Rodrigo Toloi (DEM) e Edson Secafim (PTB).