Projeto aprovado proíbe produção de mudas e plantio de árvore conhecida como bisnagueira

#PraCegoVer: Foto mostra flor conhecida como bisnagueira. Ela é vermelha e tem o formato de um cálice.

 

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira (17), o projeto de lei do vereador Mayr (PV), que proíbe em Valinhos a produção de mudas e o plantio da árvore conhecida como “bisnagueira”. Segundo estudos citados pelo vereador no projeto, as flores dessa planta possuem substâncias tóxicas que são prejudiciais para as abelhas e outros insetos, provocando um desequilíbrio no ecossistema.

 

A árvore da espécie Spathodea campanulata é de grande porte e originária das florestas tropicais das regiões central e ocidental africanas. No Brasil, ela é muito utilizada para fins ornamentais, devido à presença de flores numerosas, grandes e coloridas. Apesar de também possuir propriedades medicinais e ser usada para controle de pragas, a planta já foi listada como uma das 100 piores espécies invasoras do mundo, conforme explica o vereador.

 

O projeto diz que além de ser proibida a produção de mudas e o plantio dessa árvore, as espécies existentes no município deverão ser cortadas e substituídas por outra espécie nativa.

 

 

Árvores nas calçadas

 

Também foi aprovado na sessão o projeto de lei que autoriza donos de imóveis a contratarem empresas para manejar as árvores em suas calçadas

 

Se a proposta for sancionada pelo prefeito Orestes Previtale (DEM), as firmas poderão cortar e remover árvores, fazer podas, retirar tocos e substituir espécime. Atualmente, apenas a prefeitura pode prestar esses serviços em Valinhos.

 

O projeto é de autoria dos vereadores Alécio Cau (PDT), Edson Secafim (Progressistas), Franklin (PSDB), Giba (MDB), Kiko Beloni (PSB) e Mauro Penido (Cidadania).

 

 

Fake News

 

Outro projeto aprovado na sessão é o da vereadora Dalva Berto (MDB), que cria em Valinhos a Semana Municipal da Conscientização, Orientação e Combate às Fake News. O objetivo é realizar palestras, debates, rodas de conversa e ações educativas em locais de fácil acesso da população para tratar da propagação de notícias falsas que são compartilhadas como sendo verdadeiras, principalmente nas redes sociais. A data escolhida para início da campanha seria 1º de junho, Dia Nacional da Imprensa.