Mauro Penido propõe simplificar adoção de praças

Vereador Mauro Penido fala ao microfone e estende a mão enquanto discursa na tribuna da Câmara

 

O vereador Mauro Penido (Cidadania) apresentou na sessão da terça, 3, projeto de lei que permite adotar praças e jardins na cidade pela internet.

 

A proposta é que cidadãos, empresas e entidades sem fins lucrativos possam firmar convênio com poder público por e-mail ou preenchendo um formulário na internet. Atualmente é preciso levar os documentos até a Prefeitura.

 

Se o projeto for aprovado e virar lei, restaurantes que adotarem praças também poderão dispor mesas e cadeiras em frente aos estabelecimentos nas áreas patrocinadas.


Pouco interesse

A adoção de praças em Valinhos existe desde 1994, quando foi publicada a Lei Municipal 2783, que regula o assunto. O projeto de Penido propõe nova redação para a norma. Ambas as lei preveem que, em troca da manutenção, as empresas tenham o direito de expor placas de propaganda nos espaços.

 

Atualmente apenas uma praça da cidade recebe patrocínio – trata-se da Alba Regina Amaral Ebert, mantida pelo Colégio Visconde de Porto Seguro. A informação é da Prefeitura, em resposta a requerimento de Penido. Em 2017, quando o Executivo fez um chamamento público sobre o assunto, não houve interessados.