CPI das Contrapartidas faz reunião e decide realizar oitivas

#PraCegoVer: Foto mostra vereadores membros da CPI sentados em uma mesa de reuniões. Na ponta está o vereador Edson Secafim, presidente da comissão. À sua direita está o vereador Alécio Cau, relator, e à sua esquerda estão os vereadores Mayr, Aguiar e Giba.

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades na aplicação de verbas de contrapartidas pagas por empreendimentos imobiliários em Valinhos fez reunião na noite desta quarta-feira (12) e decidiu que realizará oitivas nas próximas semanas. O presidente da CPI, vereador Edson Secafim (Progressistas), e o relator, vereador Alécio Cau (PDT), posicionaram os demais membros sobre o andamento dos trabalhos e os próximos passos da investigação.

 

De acordo com o documento que embasou o pedido de formação da CPI, um decreto municipal editado em 2015 estabelece que os recursos de contrapartidas sejam investidos na implantação de equipamentos de infraestrutura e/ou na execução de programas e projetos de ordenamento e direcionamento da expansão urbana, o que não teria ocorrido em Valinhos, segundo os parlamentares. 

 

Os vereadores que assinam a CPI informam que parte dos recursos provenientes da contrapartida prestada pela empresa HM 07 Empreendimentos Imobiliários, pouco mais de R$ 2 milhões, foram usados em reformas de prédios públicos, como postos de saúde e escolas, o que, na visão dos parlamentares, não podem ser consideradas como obras de expansão e infraestrutura urbana.

 

Na última terça-feira (11), a CPI pediu prorrogação do prazo para conclusão dos trabalhos por mais 180 dias.

 

Fazem parte da comissão, além de Edson Seacafim e Alécio Cau, os vereadores Aguiar (PSDB), Franklin (PSDB), César Rocha (Rede), Mayr (PV), Giba (MDB), Roberson Costalonga “Salame” (MDB), Rodrigo Toloi (DEM), Mauro Penido (PPS) e Kiko Beloni (PSB).