Vereadores aprovam contas do Poder Executivo relativas a 2014  

 

Os vereadores aprovaram por maioria de votos na sessão desta terça-feira (26) projeto de decreto legislativo que aprova as contas do Poder Executivo relativas a 2014, quando o prefeito era Clayton Machado. A Comissão de Finanças e Orçamento, responsável pelo projeto, acolheu parecer prévio exarado pelo Tribunal de Contas do Estado. Apenas dois vereadores votaram contra: Alécio Cau e Mônica Morandi (ambos PDT).

 

O vereador Alécio Cau votou contrário às contas porque, segundo ele, a situação de Valinhos é preocupante. “A situação financeira de nossa cidade não melhorou de lá para cá, ela piorou. Isso significa que no exercício de 2014 as contas foram mal administradas pelo Executivo. Nós já temos informações de contas rejeitadas nos anos seguintes”, afirmou.

 

O vereador Aguiar (PSDB), que votou favorável, disse que seguiria orientação do Tribunal de Contas. “O Tribunal ficou 1 ano, 1 ano e meio estudando essas contas. Se viesse pedindo para não aprovar as contas, eu votaria para não aprovar”, discursou.

 

 

Veto parcial

 

Durante a sessão, os vereadores também derrubaram por unanimidade o veto parcial do Poder Executivo ao projeto de lei do então vereador Fabrício Bizarri (PV), que propõe a criação de selos que seriam entregues a pessoas físicas ou jurídicas que doarem para os fundos municipais dos Direitos do Idoso e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Um dos trechos da lei vetados pelo Executivo é o que abria a possibilidade ao contribuinte de escolher para quais programas, projetos ou serviços dos dois fundos municipais o dinheiro seria encaminhado. Por unanimidade, os vereadores restabeleceram a possibilidade, que agora deverá reintegrada à lei.