Vereadores aprovam projeto para desligar radares de avanço de sinal vermelho das 20h às 6h

#PraCegoVer: Foto mostra o plenário da Câmara visto de cima, com os vereadores em seus lugares.

 

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira (19) projeto de lei assinado por Edinho Garcia (DEM), Kiko Beloni (PSB), Mauro Penido (PPS) e Henrique Conti (PV), que prevê o desligamento dos radares de avanço de sinal vermelho das 20h às 6h do dia seguinte. Hoje, em Valinhos, os radares ficam inoperantes apenas a partir das 23h.

 

Na mensagem que acompanha o projeto, os vereadores justificam a medida dizendo que, independentemente da segurança no trânsito, também é preciso se preocupar com a segurança pública, de modo a inibir assaltos e sequestros. “Cumprir o tempo exigido de espera nos semáforos pode trazer riscos à segurança do condutor e a possíveis passageiros que estiverem no veículo, razão pela qual se faz necessária a readequação da presente norma frente a essa triste, porém verdadeira realidade”, afirmam.

 

Na tribuna, o vereador Edinho Garcia pediu a aprovação do texto em plenário, mesmo com o parecer contrário do Departamento Jurídico da Câmara ao projeto. “Eu aceito [a opinião do Jurídico], mas não concordo. Acho que esta Casa tem legitimidade para legislar (...) É inadmissível o cidadão ter que parar as 23h no semáforo, ficar vulnerável a assaltos e, se ele ultrapassar, ser multado”, discursou.

 

O vereador Mauro Penido destacou que em Campinas os radares ficam desligados a partir das 19h. “O motorista que estiver dirigindo para, olha para um lado e olha para o o outro, não vê ninguém, vai embora”, afirmou o vereador, dizendo que caso o projeto seja vetado pelo prefeito Orestes Previtale (PSB), irá trabalhar para a derrubada do veto na Câmara.

 

O projeto também diz que a instalação de placas informativas em todos os radares será obrigatória.

 

“A plaquinha existe em alguns semáforos da cidade. Tem semáforo que multa e não tem plaquinha. Como a pessoa vai fazer? Vai adivinhar que existe uma determinação que das 23h às 6h esse semáforo não está multando? Em Campinas, todos os semáforos que têm radar, têm a plaquinha”, pontuou o vereador Henrique Conti.

 

O projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito.