Vereadores aprovam mudança em lei para antecipar campanha de prevenção contra a Dengue

#PraCegoVer: Foto mostra o plenário da Câmara visto de cima, com os vereadores sentados em seus lugares.

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira (29) uma alteração na lei que trata da campanha de prevenção contra a Dengue, antecipando os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypt do mês de janeiro para o mês de novembro. A proposta foi apresentada pelo vereador Israel Scupenaro (MDB).

 

De acordo com o parlamentar, a mudança é necessária para que a cidade obtenha melhores resultados na prevenção, uma vez que é no mês de novembro que as chuvas começam a se intensificar. A água e o calor do fim de ano são propícios para a reprodução mais rápida do mosquito e, por isso, o controle do vetor transmissor da doença tem sido um desafio para as autoridades que cuidam da saúde pública.

 

“O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver”, esclarece o vereador Scupenaro.

 

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (PSB).

 

 

Desembarque fora do ponto de ônibus

 

O projeto de lei apresentado pelo vereador Mayr (PV), que permite o embarque e desembarque de passageiros idosos, mulheres gestantes, pessoas com criança de colo e pessoas com deficiência fora do ponto de ônibus, em qualquer horário, em Valinhos, foi retirado da pauta de votações durante a sessão, após a apresentação de pedido de vista formulado pelo vereador Edinho Garcia (DEM).

 

Edinho também pediu vista do projeto de lei do vereador Israel Scupenaro que obriga shoppings e supermercados a fornecerem carrinhos motorizados para pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com mobilidade reduzida e idosos.

 

Os dois projetos devem voltar à pauta na semana que vem.