Câmara homenageia quatro cidadãos honorários

#PraCegoVer: Colagem mostra fotos dos quatro homenageados enquanto eles conversam. Da esquerda para a direita: Marquinhos da Capoeira, Jesus Aguilar, José Pio de Oliveira e Márcia Duarte Brocchi.

A Câmara realiza no dia 2 de outubro, às 18h, sessão solene para entregar Títulos de Cidadão Honorário. Recebem a honraria os moradores de Valinhos Anjulumar Araújo, conhecido como Marquinhos da Capoeira, Jesus Aguilar, José Pio de Oliveira e Márcia Duarte Brocchi.

 

Os cidadãos honorários ganham o título por meio de projeto de decreto legislativo, apresentado por vereador e aprovado no plenário em sessão ordinária. A honraria é concedida a pessoas que não nasceram em Valinhos, mas que, reconhecidamente, contribuíram com a comunidade valinhense em diferentes áreas.

 

A cerimônia de entrega é aberta a todos, terá tradução para a Língua Brasileira de Sinais e será transmitida ao vivo pela TV Câmara no Facebook, Youtube e Canal 9 da Vivo.

 

A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, Residencial São Luiz, Valinhos.

 

Biografias

Anjulumar Araújo Silva nasceu em Itapetinga (BA) e veio para Valinhos em 1994. Ainda na década de 1990, começou a dar aulas para crianças carentes do Bom Retiro, bairro onde mora. Hoje lidera voluntariamente grupos de capoeiras para crianças e adolescentes nos bairros Jardim Maracanã, Morada do Sol e Jardim Pinheiros.

 

Natural de Potosi, na Bolívia, Jesus Aguilar veio para Valinhos na década de 1970. Atuou como pediatra na cidade e nas regiões metropolitanas de Campinas e São Paulo. Aguilar é pastor da Igreja de Deus do Leão, no bairro Dois Córregos, onde prega e faz aconselhamentos, principalmente a jovens e casais.

 

José Pio de Oliveira ajudou a estruturar a rede de saúde de Valinhos entre 1981 e 1982. Representou a cidade na 9ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, que discutiu a participação dos municípios no SUS, e presidiu o Conselho Municipal da Saúde entre 2009 e 2011. Oliveira nasceu em Santa Rita de Caldas (SP).

 

Marcia Duarte Brocchi é redatora chefe do jornal Terceira Visão. Nascida em Buri (SP), cresceu em Valinhos e se formou em comunicação na PUC de Campinas. Ainda jovem se envolveu em gincanas de voluntariado e atuou na política da cidade. Fez parte da direção da Casa da Criança, envolveu-se com o Partido Liberal Jovem e atuou em dois governos municipais.