Com redução de 33% no número de diretores comissionados, Câmara de Valinhos aprova nova estrutura administrativa

O projeto prevê equacionar salários de concursados na mesma função administrativa; melhor aproveitamento das funções internas; implantação da Ouvidoria da Câmara e corte de contratos terceirizados

#PraCegoVer: Foto mostra a fachada da Câmara Municipal

O projeto de reestruturação administrativa, apresentada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Valinhos, e por consenso com os 17 vereadores, foi aprovado por unanimidade na noite desta terça-feira (17) e prevê, entre vários itens, o corte de 2 diretorias do Legislativo, com redução de 33% no número de diretores comissionados.

 

Outro ponto importante da reestruturação, em termos de austeridade, é o corte do contrato atual de recepção da Câmara, que é terceirizado. A partir de agora, os telefonistas concursados do Legislativo irão desenvolver também o trabalho na recepção.

 

Também, pela nova estrutura, foi criado o cargo de Ouvidoria da Câmara Municipal de Valinhos, importante instrumento de transparência na gestão pública que atende, inclusive, uma indicação do próprio Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, cargo que será ocupado também por funcionário efetivo da Câmara. As mudanças passam a ter validade já a partir de outubro deste ano.

 

A Câmara Municipal de Valinhos, hoje, tem uma estrutura muito mais enxuta do que no passado. No setor administrativo, agora, com esta redução de 33% no número de diretorias comissionadas, a Câmara passa a ter 4 diretorias e, mesmo assim, ocupadas por funcionários públicos concursados. No total administrativo hoje, a Câmara conta com 40 servidores concursados.

 

Neste ano de 2019, a Câmara de Valinhos apresentou propostas inovadoras para atrair mais visibilidade aos trabalhos do Legislativo, como foco nas ações dos 17 vereadores da casa, aproximando os cidadãos das ações da Câmara. Entre estas ações, destaca-se a implantação do 1º Coworking Legislativo da região, na Câmara de Valinhos, que em parcerias com entidades, Ongs, Associações e Instituições de Ensino tem trazido resultados importantes para a cidade, com projetos na área de inovação na gestão pública, destacando trabalhos com a Faculdade Anhanguera de Valinhos, Associação de Pais e Amigos dos Austistas Balão Azul, a startup Konker, com profissionais e professores da Unicamp, a Rede de Mães Inclusivas, entre outros projetos.