Exposições na Câmara contam história de Imperatriz Leopoldina e Dom João VI

#PraCegoVer: Foto mostra dois visitantes da exposição, observando painéis que contam histórias relacionadas a Dom João VI.

A Câmara recebe até o dia 20 de setembro as exposições "Leopoldina - Imperatriz do Brasil" e "Dom João VI e a Construção do Brasil", que reproduzem o conteúdo das mostras realizadas em Brasília nos anos de 2017 e 2018, dentro das comemorações do Bicentenário da Independência. As exposições estão abertas ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e conta com a parceria do Instituto de Formação e Educação de Campinas e escolas do município.

 

A abertura das mostras foi na noite desta segunda-feira (2), quando a Câmara realizou sessão solene para abrir os festejos pelo Bicentenário da Independência do Brasil. Na ocasião, estiveram presentes o doutor em História pela UnB e consultor legislativo da Câmara dos Deputados, José Theodoro Mascarenhas Menck; o professor e historiador, formado em Filosofia e Direito,  e grande estudioso da vida e da obra de José Bonifácio de Andrada e Silva, Rafael Nogueira; e o professor de história, geografia e filosofia, gestor do Núcleo de Teologia do IFE Campinas e consultor de temas históricos regionais e nacionais da EPTV- Campinas, Luiz Raphael Tonon.

 

Autoridades políticas também acompanharam a solenidade, como o vereador André Amaral (PSDB), organizador dos festejos na cidade; a presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (MDB); a vice-prefeita Laís Helena; e o secretário da Educação Zeno Ruedell.

 

Os festejos pelo bicentenário acontecerão anualmente até 2022, quando a Independência do Brasil completa 200 anos. Segundo o vereador André Amaral, as comemorações foram pensadas para viabilizar a realização de atividades cívicas e culturais em parceria com a prefeitura, escolas, empresas e demais interessados no assunto.

 

A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, no Residencial São Luiz.