Projeto de lei proíbe radares móveis em Valinhos

#PraCegoVer: Policial aponta radar portátil para rodovia. Aparelho, semelhante a uma pistola, é um dos radares que podem ser proibidos nas vias municipais de Valinhos caso Câmara aprove projeto de lei apresentado. Um carro civil cinza pode ser visto parado ao fundo da foto.

Os vereadores Israel Scupenaro e Roberson Costalonga “Salame” (MDB) apresentaram projeto de lei na sessão desta terça-feira (27), proibindo o uso de radares móveis, estáticos e portáteis para fiscalizar veículos nas vias municipais de Valinhos. Se o projeto virar lei, só poderão ser usados medidores de velocidade fixos.

                                                                              

Segundo Scupenaro e Salame, o objetivo do projeto é diminuir o número de punições e multas a motoristas pegos de surpresa.

 

“Os radares não podem ser escondidos e vistos como instrumentos punitivos para a população, mas sim, como instrução”, afirmam os vereadores na mensagem que acompanha o projeto. “Esse tipo de equipamento [radar transportável] não tem caráter educativo, a prioridade é arrecadar”, acrescentam.

                                                     

Tipos de radares

A resolução 396 do Conselho Nacional de Trânsito, publicada em 13 de dezembro de 2011, explica as diferenças entre os radares transportáveis:

 

Móvel – instalado em veículos em movimento

Estático – instalado em veículo parado ou suporte específico;

Portátil – direcionado manualmente para os veículos