Vereadores aprovam projeto que obriga reciclagem de resíduos sólidos orgânicos em Valinhos

#PraCegoVer: Foto mostra a mesa de um vereador com pastas e folhas de papel. Aparece apenas as mãos de um parlamentar folheando documentos.

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira (27) projeto de lei que obriga a reciclagem de resíduos sólidos orgânicos em Valinhos. De acordo com o autor do projeto, o vereador Henrique Conti (PV), a ideia é que o reaproveitamento seja iniciado em shoppings centers e grandes centros comerciais.

 

O vereador explica que o objetivo é evitar a destinação dos resíduos para aterros sanitários e reaproveitá-los por meio da compostagem, produzindo adubo para a agricultura ou jardins. “70% dos resíduos produzidos por nós são resíduos orgânicos, que é o mais fácil de ser reciclado”, destaca.

 

Se for aprovado e virar lei, a obrigatoriedade pela reciclagem será das pessoas jurídicas de direito público ou privado, responsáveis direta ou indiretamente pela geração de resíduos sólidos.

 

O projeto diz que poderão ser destinadas áreas de propriedade do Poder Público para a realização da compostagem, desde que atendam a especificações técnicas e legislações pertinentes. As iniciativas comunitárias ou de cooperativas deverão ser priorizadas na implementação da lei.

 

O texto segue agora para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (PSB).