Câmara aprova moção que pede ciclovia para Valinhos

Uma semana após a realização do Dia Mundial sem Carro, o vereador Lourivaldo Messias de Oliveira, o Lorival (PT), apresentou na noite da última terça-feira (27/09) uma Moção de Apelo ao prefeito Marcos José da Silva (PMDB) para que tome as devidas providências para a criação de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários na cidade.

Lorival citou os exemplos de Campinas e Vinhedo que estão implementando ações para melhorar a mobilidade dos ciclistas criando ciclovias ou ciclofaixas. “A bicicleta não é apenas um equipamento para a prática esportiva ou de lazer é também um meio de transporte utilizado por dezenas de valinhenses para se locomoverem até seus locais de trabalho ou escola”, justificou.

Segundo ele, o Dia Mundial sem Carro, que se espalhou pelo mundo e a cada edição ganha mais adeptos, “é uma forma de conscientizar o cidadão dos problemas causados pelo uso dos carros tanto em relação a mobilidade urbana, quanto à poluição e também uma oportunidade para de divulgar a importância do uso da bicicleta para a saúde e o meio ambiente”.

No texto de sua Moção, Lorival também destacou as ações promovidas pela Prefeitura dentro da Semana do Trânsito, que este ano deu maior magnitude às ações, atendendo à solicitação do prefeito Marcos com a realização de uma série de atividades visando a educação, a reflexão e a conscientização de motoristas e pedestres na cidade e cujo objetivo era chamar a atenção das pessoas de que o trânsito não é apenas uma questão do tráfego de veículos, mas que tem também as questões relacionadas aos pedestres, o respeito pelas vagas e a questão de cidadania.

“Se as campanhas do Poder Executivo visam a conscientização é preciso também que se faça algo de concreto. Entendo que é necessário a integração dos diversos tipos de modais e por isso é importante incentivar o uso de bicicletas, destacando que o papel que os ciclistas têm hoje na mobilidade urbana é muito importante, tanto do ponto de vista ambiental, com a redução na frota de carros, e ajudando a diminuir as emissões de gases de efeito estufa.
Mas para isso é preciso criar ciclo-faixas, ciclovias e inclusive dando suporte com a construção de bicicletários no Terminal Rodoviário para que os usuários possam guardas suas bicicletas com segurança”, destacou.