Presidente faz balanço dos trabalhos legislativos no primeiro semestre

#PraCegoVer: Foto mostra a presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto, sentada em seu lugar, durante a sessão ordinária.

A presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (MDB), fez, na sessão desta terça-feira (25), um balanço dos trabalhos legislativos durante o primeiro semestre deste ano. Ela destacou ações como a agenda de prestação de contas com secretários municipais, o processo de revisão do Regimento Interno da Casa e o uso de novas ferramentas para ampliar a comunicação do Legislativo com a população.

 

Em discurso, Dalva ressaltou que a meta da presidência nesses primeiros seis meses foi resgatar a credibilidade da Câmara de Valinhos com ações que pudessem estabelecer a seriedade e o compromisso da Casa com os cidadãos valinhenses. “E assim vamos continuar a caminhar: com transparência, austeridade, inovação e justiça, em uma linha que cremos e defendemos para Valinhos”, afirmou.

 

Uma das primeiras iniciativas colocadas em prática neste ano foram as reuniões de prestação de contas com secretários municipais. Nesses encontros, os vereadores e a população têm espaço aberto para questionar, sugerir e criticar ações do Executivo. Até o momento, 12 secretários já foram ouvidos.

 

Para tornar as sessões mais ágeis, produtivas e transparentes, também foi instituída uma comissão, logo no início do ano, para fazer a revisão do Regimento Interno. Várias reuniões já foram realizadas e, em breve, um novo Regimento estará em vigor.

 

A criação e implantação do Coworking Legislativo, um espaço para receber cidadãos que tenham ideias, propostas e demandas sobre diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, esportes, mobilidade e serviços públicos, é outra ação deste primeiro semestre. Neste período, a Câmara fez parceria com instituições de ensino, entidades e associações para levar conhecimento e implantar soluções para Valinhos.

 

Na área da comunicação, a divulgação do trabalho dos parlamentares passou a ser mais ampla, com transmissão ao vivo das sessões também pelo Facebook e a implantação de ações de inclusão e acessibilidade, como a criação das legendas informativas nas fotos do site da Câmara para atender às necessidades das pessoas com deficiência visual, a disponibilização do link VLibras para os deficientes auditivos e a contratação de intérpretes de LIBRAS para tradução das sessões.

 

No balanço apresentado ao plenário, a presidente Dalva Berto destacou ainda a reestruturação administrativa da Câmara, dizendo que os vereadores vão trabalhar em uma nova ideia, de modo a atender aos preceitos legais e instituir uma nova gestão pública.