Kiko Beloni sugere criação do “Mais Médicos Municipal”

#PraCegoVer: Vereador Kiko Beloni fala da tribuna para o plenário da Câmara

O vereador Kiko Beloni (PSB) apresentou moção de apoio ao prefeito Orestes Previtale (PSB) e aos secretários municipais de Saúde e de Assuntos Jurídicos, sugerindo a criação do programa “Mais Médicos Municipal”, em Valinhos. O objetivo, segundo ele, é garantir atendimento mais ágil à população valinhense nos estabelecimentos de saúde, por meio da contratação de médicos.


Kiko Beloni explica que a seleção de profissionais no programa seria mais rápida, sem necessidade de concurso público, já que não haveria vínculo empregatício. “O programa terá caráter educacional para apoiar a formação, estimular pesquisas, ampliar o atendimento nas unidades básicas e suprir o déficit de médicos na rede municipal de saúde”, afirmou. Segundo ele, o Poder Executivo celebrará parcerias com faculdades de medicina da região, permitindo, assim, a participação de médicos com registro ativo no Conselho Regional de Medicina, no caso de residência.


Na moção, o vereador sugere que o pagamento seja feito com bolsas, que serão pagas de forma complementar para os residentes que já recebem bolsas de outras fontes ou integrais para aqueles que não têm vínculo com nenhum outro programa. O valor pago seria definido posteriormente em decreto do Executivo.


A moção foi aprovada por unanimidade e encaminhada ao prefeito.