Projeto permite parada de ônibus fora do ponto em qualquer horário para idosos e pessoas com deficiência

#PraCegoVer: Foto do vereador Mayr na tribuna da Câmara, discursando para os demais vereadores e para o público.

O vereador Mayr (PV) apresentou, na sessão desta terça-feira (9), projeto de lei que permite o embarque e desembarque de passageiros idosos e com deficiência fora do ponto de ônibus, em qualquer horário, em Valinhos. Atualmente, lei municipal em vigor já prevê essa possibilidade, mas apenas após as 22h. Segundo ele, é preciso buscar o local mais acessível para essas pessoas terem acesso ou saírem do transporte coletivo.

 

“A acessibilidade aqui pretendida se motiva primeiro pela falta de pontos estruturados em diversos itinerários, muitas vezes sem identificação ou localizados em aclives ou declives acentuados que dificultam a entrada e saída destas pessoas. E segundo porque, muitas vezes, o ponto de parada é muito distante da residência ou do local para onde o usuário pretende se deslocar, obrigando-o a fazer longas caminhadas até seu destino”, explicou o vereador.

 

De acordo com o projeto, caso seja impossível parar o ônibus no local indicado pelo passageiro, o motorista deverá buscar o local mais próximo. No caso de mulheres, o embarque e desembarque fora do ponto continuam garantidos após as 22h.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.