Scupenaro propõe campanha para conscientizar população sobre a síndrome de Irlen

#PraCegoVer: Foto do vereador Israel Scupenaro discursando na tribuna para os demais vereadores e para o público.

O vereador Israel Scupenaro (MDB) apresentou, na sessão desta terça-feira (26), projeto de lei que propõe a realização de uma campanha para conscientizar a população sobre a síndrome de Irlen, que causa dificuldade de leitura e aprendizado nas pessoas, devido à sensibilidade extrema a certas ondas de luz. Segundo ele, o projeto é necessário porque a síndrome é pouco conhecida, embora afete cerca de 15% da população.

 

“Muitas vezes a Síndrome de Irlen é confundida com déficit de atenção ou dislexia, pois a criança se cansa e tem dificuldade para se concentrar”, explica o vereador. Ele acrescenta ainda que os pais devem ficar atentos caso os filhos se queixem do excesso de brilho do papel branco ou de dores de cabeça durante a leitura.

 

De acordo com o projeto, a campanha de conscientização poderá ser realizada pela sociedade civil anualmente, sempre no mês de outubro. As ações vão abranger palestras dirigidas a pais e professores, mutirões de atendimento gratuito e encaminhamento médico e distribuições de folhetos e materiais informativos.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.