Projeto obriga Defesa Civil e estações meteorológicas a informarem previsão de fenômenos climáticos com antecedência

#PraCegoVer: Foto-montagem com o vereador Kiko Beloni à esquerda e a vereadora Dalva Berto à direita. Ambos estão discursando na tribuna para os demais vereadores e para o público.

Os vereadores Kiko Beloni (PSB) e Dalva Berto (MDB) apresentaram, na sessão desta terça-feira (26), projeto de lei que obriga a Defesa Civil e as instituições que trabalham com previsão do tempo em Valinhos a informarem com antecedência a possibilidade de ocorrência de fenômenos climáticos que possam colocar em risco a população. Segundo eles, a ideia é atingir o maior número de pessoas por meio da divulgação em massa nos jornais, rádios, TV e internet.

 

Os parlamentares explicam que, embora a Defesa Civil fique sabendo das previsões e fique de prontidão para agir diretamente nas áreas afetadas, não há a obrigatoriedade da comunicação para a imprensa e para o público em geral. “Mesmo que uma estação de rádio não esteja no ar com programa específico naquele momento ou, no caso de um jornal impresso, que a informação não seja confirmada a tempo de sair na edição do dia em questão, hoje todas as grandes mídias contam com redes sociais e grupos de informação em WhatsApp, podendo, assim, informar a milhares de pessoas com instantaneidade”, afirmam.

 

Caso o projeto seja aprovado, a lei ainda deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo.

 

A proposta está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votada.