Câmara recebe Dia Municipal da Libras

Evento terá como tema "Direitos Humanos das Pessoas Surdas: Pela Equidade Social, Cultural e Linguística"

#PraCegoVer: Presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto, e vereador Mayr se reúnem com representantes do Movimento Surdo de Valinhos ao redor de uma mesa. Uma intérprete de Libras traduz a reunião.

A Câmara sedia em 24 de Abril o Dia Municipal de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento, promovido pelo Movimento Surdo de Valinhos, contará com palestras e exposição contando a história dos três anos do coletivo em Valinhos.

 

As duas palestrantes são altas funcionárias surdas do Governo Federal. Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira, Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, abordará o tema Direitos Humanos das Pessoas Surdas nos Órgãos Governamentais.Já Educação Bilíngue na Prática será o tema abordado por Karin Strobel, doutora em educação e Diretora de Políticas de Educação Bilíngue para Surdos do Ministério da Educação.

 

Representantes do Movimento Surdo de Valinhos se reuniram no último dia 18 com a presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto, e o vereador Mayr. Os parlamentares solicitaram a realização do evento no plenário do legislativo.

 

Programação

 

O credenciamento para as palestras começará às 18h, quando haverá um café da tarde. Às 19 horas, começam as solenidades, que serão levadas a cabo na Língua Brasileira de Sinais e traduzidas para o português por intérpretes voluntários.

 

O evento é aberto a todos. A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, n.59. As cerimônias serão transmitidas ao vivo pelo Youtube e Facebook da Câmara e pela TV Câmara (Canal 9 da Vivo).

 

Comunidade Surda

 

A Câmara tomou duas medidas para incluir a comunidade surda. O pregão para contratar intérpretes de Libras já está marcado para o dia 28 de março. Além disso, o site do legislativo passou a mostrar um link para o VLibras, aplicativo aplicativo que traduz conteúdos digitais em texto, áudio e vídeo de português para Libras.