Vereadores aprovam projeto que obriga sistemas de coleta de óleo de cozinha em novos condomínios

#PraCegoVer: Foto mostra detalhe da mão de um vereador folheando um documento.

Foi aprovado na sessão desta terça-feira (26) o projeto de lei do vereador Veiga (DEM), que obriga a instalação de sistemas de coleta de óleo de cozinha, para fins de reciclagem, nos projetos de construção de condomínios horizontais e verticais de Valinhos. O objetivo, segundo o vereador, é proteger o meio ambiente e gerar renda para entidades cadastradas, que ficarão responsáveis pela coleta do óleo usado.

 

De acordo com projeto, as construções que não preverem o sistema de coleta poderão ter a concessão de licença de obra negada. Ainda segundo o projeto, a retirada do óleo e o encaminhamento para reciclagem serão de responsabilidade dos condomínios, que deverão chamar entidades cadastradas no órgão competente para fazerem esse serviço.

 

O vereador Veiga (DEM) destacou o caráter econômico do projeto. “O objetivo é minimizar custos no tratamento de esgoto e de água no nosso município (...) Essa coleta trará também renda para a população com a produção de material de limpeza e reciclagem do óleo”, afirmou.

 

“É uma tendência mundial a reciclagem (...) Vai gerar renda e vai gerar um ganho para o meio ambiente e para os cofres públicos. É um projeto que trará muitos frutos para a nossa cidade”, acrescentou o vereador Giba (MDB).

 

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (PSB).