Vereadores prestam homenagem a Adriano Geleia, considerado um dos maiores líderes políticos de Valinhos

 

Os vereadores homenagearam na sessão desta terça-feira (12) aquele que é considerado um dos maiores líderes políticos da história de Valinhos, o ex-vereador e um dos fundadores do PSDB na cidade, Adriano Guilherme Mamprin Brunello, conhecido como Adriano Geleia. O nome do político, falecido em 2018, passará a denominar a Sala de Reuniões do plenário da Câmara, onde ocorrem discussões e reuniões diariamente. A homenagem foi uma iniciativa da presidente do Legislativo, vereadora Dalva Berto (MDB), e dos vereadores Roberson Costalonga “Salame” (MDB), Mayr (PV), Kiko Beloni (PSB), Franklin (PSDB), André Amaral (PSDB), Aguiar (PSDB) e Mauro Penido (PPS).

 

Em discursos, os parlamentares enalteceram a habilidade política de Adriano Geleia e a contribuição dele para o desenvolvimento da cidade. Segundo a presidente Dalva Berto, o ex-vereador sempre esteve no cenário político municipal, estadual e até nacional, tratando todos com respeito e valorizando o diálogo. “O Adriano deixou um exemplo. Ele podia não concordar com esse ou com aquele, mas o respeito que ele tinha pelas pessoas, pela família, era algo muito importante”, afirmou.

 

Visivelmente emocionado, o vereador Roberson Costalonga “Salame” lembrou de sua proximidade com a família de Geleia. “Ele deu exemplo pra mim na política (...) Ele era uma pessoa que tinha um coração que não caiba dentro dele. Ajudava quem fosse, independentemente de qualquer coisa. Não tinha hora, não tinha local”, disse.

 

O vereador Kiko Beloni afirmou que aprendeu muito com o ex-vereador. “Ele era um grande articulador, me orientou. Era uma pessoa amável, querida, amiga. Em vários momentos a gente ligava para ele, conversava, se reunia (...) Adriano Geleia marcou positivamente”, lembrou.

 

O vereador Mayr disse que falar de Geleia era motivo de alegria, e que seu maior legado foi a influência como jovem na política. “O Adriano gostava da cidade de Valinhos, amava, era um verdadeiro pé de figo. Uma pessoa politizada que conhecia e convivia com políticos de todo o País (...) Foi um grande líder do PSDB aqui em Valinhos”, ressaltou.

 

O vereador Franklin, por sua vez, destacou que Geleia foi um dos maiores articuladores políticos que a cidade já viu. “Às vezes nós não entendíamos o Geleia porque ele estava sempre à frente da gente (...) Foi um político nato, que fazia política com P maiúsculo, que fazia política pública realmente  para aqueles que precisam e para o desenvolvimento da cidade (...) Geleia é único, sabia como fazer”, afirmou.

 

O vereador Mauro Penido apontou o ex-vereador como uma liderança regional. “Os políticos de Campinas, os mais importantes, todo mundo era amigo do Geleia (...) Nunca nenhum de nós ouviu falar de uma falcatrua do Geleia”, ressaltou.

 

Com a aprovação do projeto de lei, a proposta segue agora para sanção do prefeito Orestes Previtale (PSB).