Lanche solidário: organizações sociais participam da Festa do Figo

#PraCegoVer: Mulheres usam avental e touca de papel segurando balões azuis. Imagem feita na Festa do Figo 2019.

Todo ano a Festa do Figo e a Expogoiaba recebem dezenas de milhares de pessoas. Em 2018, por exemplo, foram 155 mil visitantes - e a expectativa é que o número seja ainda maior esse ano.


A festa é a oportunidade perfeita para as organizações sociais da cidade reforçarem o caixa. E os voluntários estão cheios de idéias. Comida, bebida e até uma árvore dos desejos: o que não falta é criatividade para arrecadar recursos.

 

A barraca do Fundo Social de Solidariedade atrai a clientela com o brechó e o café. É lá que é feito o famoso milk-shake de goiaba. Este ano cerca de 160 voluntárias se uniram para fazer os quitutes, decorar os espaços e atender os clientes. Além do milk-shake, o doce de figo ramy e o pão de queijo também fazem sucesso.

"Eu espero um resultado positivo, porque a gente prepara tudo com tanto amor, as merendeiras, as voluntárias, elas estão já há mais de um mês na nossa cozinha confeccionandojá esses doces", disse a primeira-dama e Presidente do Fundo Social, Renata Previtale.

 

Outra entidade que marca presença na festa é a Associação das Entidades de Assistência de Utilidade Comunitária de Valinhos (Asserutil). Este ano, a associação envolveu 1200 colaboradores na sua barraca de lanches e no estacionamento da festa. A renda obtida vai beneficiar 10 entidades. 

 

A novidade de 2019 é o sanduíche de mortadela nas versões fria e quente. Tem também o combo família, que vem com suco, batata e um cachorro quente americano e custa 10 reais.

 

"Todo dinheiro arrecadado na festa do figo é distribuído para entidades que participam do evento", explica Luciano Magalhães, presidente da Asserutil. "Nós temos entidades, por exemplo, que passaram pela associação e conseguiram manter por seis meses os seus custos fixos com os resultados da festa".

 

Este ano, também estreia na festa o Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos. A FEAV une organizações sociais e trouxe um pavilhão de comida oriental. A barraca homenageia os 65 anos da imigração japonesa para Valinhos e conta com yakissoba, tempurá e até uma árvore dos desejos.

 

"É uma oportunidade de mostrar o trabalho das instituições para a comunidade. O objetivo é vir e mostrar a FEAV e nossas instituições", explica Fernando Fernando D'Ávila, Presidente da federação.

 

A 70ª Festa do Figo e a 25ª Expogoiabavão até 3 de fevereiro no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. De quarta a sexta-feira, a festa começa às 6 da tarde e no sábado e domingo, às 9 da manhã. A entrada é gratuita.