Lorival denuncia crime ambiental

 O esgotamento de uma lagoa em área localizada ao lado dos Residenciais Alvorada I e II, na esquina da Rua Valmir Antonio Capelari com Remo Oscar Bességio (bairro do Frutal), onde será construído o empreendimento Vale das Figueiras, levou o vereador Lourivaldo Messias de Oliveira, o Lorival (PT), a denunciar o crime ambiental na Tribuna da Câmara na sessão da última terça-feira (16/08).

Durante discussão de seu requerimento, onde pedia informações ao prefeito Marcos José da Silva (PMDB) sobre o empreendimento, Lorival apresentou um vídeo que mostra o esgotamento da lagoa localizada dentro da área que ora passa por terraplanagem.

“Isso é um crime ambiental e quero saber se há autorização da Prefeitura para isso fosse realizado”, disse. O próprio vereador e seus assessores estiveram no local e filmaram a bomba e a tubulação utilizada para esgotar a lagoa. “A água da lagoa foi drenada para uma boca de lobo e lançada no Ribeirão Pinheiros”, disse. Ainda segundo ele, ali também existe uma nascente e pelo vídeo também se constata que a local está sendo aterrado.


No requerimento, Lorival quer saber quem é o empreendedor responsável pelo serviço de terraplanagem e se o referido empreendimento está aprovado na Prefeitura. “Quero saber se os órgãos responsáveis da Prefeitura têm conhecimento que existe uma lagoa e uma nascente naquela área”, disse. O vereador também quer saber se houve e de quem partiu a autorização para o esvaziamento da lagoa através de uma bomba de sucção.