Idosos e pessoas com deficiência ganham o direito de receber vacinas em casa

Entrou em vigor em Valinhos a lei que institui o programa de vacinação domiciliar a idosos e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A lei, proposta pelo vereador Giba (MDB), permitirá receber em casa as imunizações oferecidas pelo Ministério da Saúde e as prescritas pelos médicos. O prefeito Orestes Previtale (PSB) sancionou a legislação no dia 21 de junho.

A nova norma favorece quem tem deficiência física e idosos com dificuldades de locomoção – ou seja, pessoas com mais de 60 anos e incapazes de sair sozinhas de casa, ou que se locomovam sem auxílio apenas nos arredores de sua residência. As vacinas a domicílio devem ser solicitadas pelos beneficiários, familiares ou responsáveis. A lei ainda deverá ser regulamentada em 90 dias a partir da data de sanção.

O programa inclui as vacinas prescritas em consulta médica, além daquelas comumente oferecidas pelo Ministério da Saúde – como a imunização contra a pneumonia (pneumococo), difteria e tétano (dupla adulto), gripe (influenza), febre amarela, outras vacinas obrigatórias por força de lei e doses de reforço.