Através de Moção de Apelo vereadores voltam a pedir mais efetivo para a Polícia Civil

Os vereadores aprovaram na noite da última terça-feira (09/08), por unanimidade, uma nova Moção de Apelo ao Governador Geraldo Alckmin, solicitando aumento do efetivo da Polícia Civil do Município.

A Moção, de autoria do vereador Fábio Damasceno (PMDB), pede que seja desenvolvido um trabalho no sentido aumentar o efetivo policial do município e garantir uma melhor segurança para os valinhenses. “Segurança é obrigação constitucional do Estado”, destaca Damasceno.

Na Moção,o vereador também destaca o papel da Polícia Civil que é de promover investigação em torno dos crimes praticados, mas para isso precisa estar bem aparelhada e com um efetivo em condições de atendero crescimento da cidade. “Diante do quadro de poucos profissionais, alguns delitos como roubo e furto de veículos tem aumentado em nossa cidade visto não ser possível realizar um trabalho eficaz de investigação para coibir esses crimes”,afirma Damasceno.

Damasceno aponta o crescimento de algumas modalidades de crimes na cidade ao longo dos cinco primeiros meses do ano. Segundo ele, já foram contabilizados 276 casos de furtos e roubos de veículos; 202 ocorrências de lesão corporal culposa e 40 casos de lesão corporal dolosa.

“Sabemos que o papel da Polícia Civil é investigar e em Valinhos a falta de efetivo não tem deixado que essa função seja realizada de forma plena já que são apenas dois investigadores. Fica inviável realizar o trabalho de investigação para todos esses casos que só tendem a aumentar se não mudarmos essasituação, já que é necessário que se coíba os crimes por meio da investigação que resulta na prisão dos criminosos”, defende Damasceno.

Para ele, o efetivo da Polícia Civil precisa acompanhar o crescimento da cidade, que hoje conta com mais de 106 mil habitantes. “Sabemos que mesmo em condições precárias, nossa Polícia Civil presta um indispensáveis serviços de segurança à nossa comunidade. Mas é preciso que o efetivo seja ampliado para que Valinhos não fique a mercê dos criminosos”, finalizou.

O vereador também solicitou que, além do Governador Geraldo Alckmin, cópias da Moção de Apelo sejam também encaminhadas ao  Secretário de Segurança Pública, Dr. Antônio Ferreira Pinto; ao Deputado Estadual Sebastião Santos; ao prefeito Marcos José da Silva; ao Delegado Geral da Policia Civil de São Paulo, Marcos Carneiro Lima; ao Delegado da Policia Civil de Valinhos, Eduardo Barsotti e ao Secretário Municipal de Defesa do Cidadão, Ruyrillo Pedro Guimarães.