Seminário na Câmara discutirá leis e conquistas do movimento surdo

 

O Movimento Surdo de Valinhos, com o apoio da Câmara, da Rádio Valinhos FM e da FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), promoverá na quarta-feira (25), às 18h30, o II Seminário do Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais. A data, que é comemorada em 24 de abril, foi inserida no Calendário Oficial do Município por meio de lei de autoria do vereador Kiko Beloni (PSB).

 

De acordo com uma das organizadoras do evento, Mirian Santos, o objetivo do seminário é promover a troca de experiências de vida e de conhecimentos entre os surdos, suas famílias, amigos, profissionais e estudantes, fazendo com que eles se aproximem e conheçam a Língua Brasileira de Sinais.

 

Quatro palestras vão acontecer durante a noite. A professora Mirian Lourdes Ferreira dos Santos Silva fará a palestra “Os discursos sobre a surdez e o discurso dos surdos”. O tema é baseado em seus estudos de mestrado. Também haverá palestra da professora Lilian Cristine Ribeiro Nascimento com o tema “Libras e a criança surda”. O professor Neivaldo Augusto Zovico falará sobre “Educação Bilingue” e Paulo Vieira vai traçar um panorama sobre a Lei Brasileira de Inclusão e os direitos dos surdos.

 

Para que seja feito um controle da quantidade de pessoas que vão prestigiar o evento, a organização pede que seja feita uma inscrição prévia pelo e-mail movimentosurdo.valinhos@gmail.com, com o envio do nome, endereço, celular, RG, data de nascimento e a informação se a pessoa é surda ou ouvinte. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail.

 

A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, no Residencial São Luiz.