Projeto que obriga cursos de primeiros socorros para funcionários de escolas está na pauta da sessão

 

Com o objetivo de evitar acidentes graves envolvendo o engasgo de crianças e outras situações de emergência nas escolas e creches de Valinhos, os vereadores devem votar na sessão desta terça-feira (27) o projeto de lei que obriga a realização de cursos de primeiros socorros para professores e funcionários das unidades escolares do município. A proposta é de autoria dos vereadores Dalva Berto (MDB), Giba (MDB), Kiko Beloni (PSB), Franklin (PSDB) e Roberson Costalonga “Salame” (MDB).

 

Os vereadores justificam que a lei deve evitar casos como o do menino Lucas, de apenas 10 anos, que morreu após engasgar com um pedaço de cachorro-quente durante uma excursão em Cordeirópolis, no interior paulista. A família da criança, que é moradora da região de Campinas, criou uma campanha na internet para chamar a atenção da população e cobrar treinamento em primeiros socorros nas escolas. Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou projeto nesse sentido, mas que ainda depende de votação no Senado Federal. Em Campinas, lei semelhante também já foi aprovada.

 

De acordo com o projeto em tramitação em Valinhos, as escolas deverão manter treinados pelo menos um terço dos profissionais que possuem contato direto com as crianças. Os cursos poderão ser ministrados por guardas municipais, bombeiros ou qualquer instituição especializada no município e terá validade de dois anos.

 

Outro projeto que está na pauta da sessão é o que institui programa para instalação de bueiros inteligentes na cidade. Os equipamentos agem como uma peneira, evitando a passagem de lixo e permitindo apenas o escoamento de água. Quando a capacidade do bueiro chega próxima ao limite, um aviso é emitido a uma central, que faz a limpeza do equipamento. O projeto é de autoria do vereador Kiko Beloni (PSB).

 

Também deve ser votado pelos vereadores o projeto que propõe a criação de uma Semana Municipal de Combate ao Abandono de Animais, em Valinhos. O objetivo, segundo o autor, vereador César Rocha (Rede), é engajar a sociedade em campanhas de conscientização. Caso o projeto seja aprovado e vire lei, a semana municipal será comemorada anualmente na primeira semana de dezembro.

 

O projeto do vereador Rodrigo Fagnani Popó (PSDB), que sugere a criação do mês “Janeiro Branco”, no Calendário Oficial do Município, é outro item da pauta. A ideia é que sejam realizadas ações para debate e conscientização acerca da saúde mental.

 

A pauta completa da sessão pode ser conferida no site www.camaravalinhos.sp.gov.br (link Ordem do Dia).

 

A sessão começa às 18h30 e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara (canais 4 da NET e 9 da Vivo) e pelo site, no link TV Câmara.