Câmara aprova projeto de plantio para compensar emissão de CO2

Concessionárias de automóveis deverão comprovar o plantio compensando a quantidade de veículos vendidos ao mês

 

Em prol do Meio Ambiente, Valinhos ganha mais uma Lei que vem proteger a natureza e colaborar com a diminuição dos efeitos nocivos causados pelo efeito estufa.

Aprovado pela Câmara na última terça-feira (28/06), o projeto, de autoria do vereador Lorival (PT), estabelece que as concessionárias localizadas em Valinhos, por estarem diretamente ligadas à venda de automóveis, motocicletas ou outros veículos automotores, ficam obrigadas a comprovar o plantio de árvores compensando a quantidade de carros, motocicletas ou veículos automotores vendidos ao mês.

De acordo com o vereador, a proposta se justifica pelo fato de as concessionárias venderem veículos considerados fontes emissoras de gás carbônico (CO2), também conhecido como dióxido de carbono, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa no planeta. “As árvores plantadas compensam a emissão dos gases (CO2) prejudiciais ao ambiente”, argumentou Lorival.

O projeto indica que para cada carro, motocicleta ou veículo automotor novo vendido, a concessionária deve plantar uma árvore, contribuindo para a formação de contínuos florestais entre unidades de conservação, compensando assim a emissão dos gases.

Ainda segundo o projeto, o plantio poderá ser executado pela própria concessionária ou através de cooperativas, organizações não-governamentais ou empresas privadas habilitadas na área ambiental, junto à Secretaria de Meio Ambiente.

Caberá à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente: definir as espécies de árvores a serem plantadas, assim como o local do plantio; fiscalizar o cumprimento da presente Lei e baixar as demais normas visando à execução e à implantação da Lei.