Debate na Câmara vai discutir situação de moradores de rua

 

Será realizado na quarta-feira (27) um debate público na Câmara de Valinhos para discutir a situação dos moradores de rua. A iniciativa partiu da vereadora Dalva Berto (PMDB), por meio de requerimento, e vai envolver os Poderes Executivo, Legislativo e o Terceiro Setor. O debate “Moradores de Rua em Valinhos – Pensando Juntos” começa às 19h, é aberto ao público e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara (canais 4 da NET e 9 da Vivo).

 

Todas as entidades que desenvolvem projetos com a população em situação de rua estão convidadas para debater a questão, que, segundo a vereadora, vem se agravando em Valinhos desde 2013. Nos últimos anos, vereadores têm apresentado requerimentos solicitando informações e pedindo providências para o enfrentamento do problema na cidade. O objetivo da noite é fazer uma reflexão conjunta com a sociedade e tentar buscar soluções para essa questão social.

 

Durante o debate, o Poder Executivo deve apresentar um panorama atual da questão com a secretária de Desenvolvimento Social, Dulce Maria de Paula Souza, e o psicólogo da pasta, Alex Sandro Dias Marcondes.

 

O Padre Dalmírio Djalma do Amaral, da Paróquia São Sebastião, também vai participar e falar sobre o projeto “Moradores de Rua”, idealizado por ele e que conta com o suporte da Prefeitura. Nesse projeto, além de receberem um teto, os participantes fazem cursos como artesanato e panificação, que buscam promover a reinserção social.

 

Também estará presente no debate Marcos Antônio Gramado, que é coordenador do Grupo Amigos de Cristo, da Igreja Assembleia de Deus - Ministério Belém, e Guilherme Ricardo de Souza, presidente do Instituto Vida Renovada. 

 

Após as apresentações, a palavra será aberta ao público, que poderá se inscrever durante a noite.

 

“É preciso levar em consideração que estamos falando de seres humanos, que moram nas ruas por motivos de várias naturezas diferentes e que, com certeza, necessitam de ajuda e acolhimento para, quem sabe, retomar as suas vidas, regressando para as cidades de origem e para suas famílias ou para que possam ter o mínimo de qualidade de vida garantida e retornar a ter uma convivência saudável com a sociedade”, afirma a vereadora Dalva Berto.

 

A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, no Residencial São Luiz. 

 

O evento também pode ser assistido via internet no link TV Câmara.