Projeto sugere programa municipal para incentivar educação no trânsito

 

O vereador Veiga (DEM) apresentou, na sessão desta terça-feira (19), projeto de lei que institui em Valinhos o programa municipal denominado “Faixa Viva”, que visa incentivar pedestres e motoristas a terem uma relação harmoniosa no trânsito. O vereador explica que ações semelhantes obtiveram sucesso em várias cidades brasileiras, como é o caso de Brasília.  

 

Um dos alvos do programa, segundo o vereador, seria conscientizar motoristas e motociclistas quanto à preferência de travessia do pedestre nas faixas onde não há semáforo. Veiga propõe, inclusive, que o pedestre passe a adotar a postura de estender a mão para indicar a travessia. Os motoristas, por sua vez, ao avistarem o pedestre, se comportariam como se o semáforo estivesse amarelo, acompanhando a movimentação de outros veículos pelo retrovisor.

 

Todas as ações do projeto “Faixa Viva” seriam por meio da conscientização e informação e, para isso, o poder público poderá firmar parcerias com órgãos como Polícia Militar, associações de bairros e conselho de segurança.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.