Câmara aprova Voto de Congratulação à Paróquia Beato José de Anchieta

O Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Bruno Gamberini, esteve em Valinhos no último dia 9 de junho para celebrar Missa Solene em homenagem ao Padroeiro da Paróquia Beato José de Anchieta, o apóstolo do Brasil. A Missa também contou com a participação dos padres Rogério Canciam (Pároco) e Hidelbrando Brito de Miranda (Vigário Paroquial).

Em função disso, na última terça-feira (21/06), a Câmara Municipal aprovou requerimento de autoria do vereador e presidente Paulo Montero (PMDB) que concede Voto de Louvor e Reconhecimento à Paróquia Beato José de Anchieta pela passagem de tão importante data e pela realização de Missa Solene.

Quem foi José de Anchieta
José de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534 em São Cristóvão de La Laguna, Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha. Em 13 de julho de 1553, com 19 anos, chegou ao Brasil, país que foi o palco de sua vida e obra.
Foi sacerdote, missionário, professor, historiador, gramático e poeta. É considerado fundador ou iniciador da literatura, teatro e poesia brasileira. Exerceu função de médico e enfermeiro, aprendendo com os índios a utilização das plantas medicinais. Escreveu sobre zoologia e botânica do Brasil.

Seu nome está escrito entre os fundadores de várias cidades importantes, entre elas São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1563, ao lado do Padre Manoel da Nóbrega, Anchieta negociou a paz com os índios Tamoios, escrevendo durante os cinco meses que permaneceu como refém, o famoso poema à Virgem Maria. Em 09 de junho de 1597 morreu em Anchieta, Espírito Santo, e foi proclamado Apóstolo do Brasil. Em Valinhos, a Comunidade Beato José Anchieta recebeu no dia 19 de março de 2009, a nomeação de Paróquia, por decreto do Arcebispo de Campinas Dom Bruno Gamberini.