Câmara sediará 1ª Semana da Família Acolhedora Valinhense

 

Na próxima terça-feira (16), às 8h30, a Câmara sedia a 1ª Semana da Família Acolhedora Valinhense. O objetivo do encontro é divulgar o projeto realizado na cidade pela Casa da Criança, que consiste em capacitar famílias para receberem, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos, que, por terem tido seus direitos violados, foram retirados da família de origem por determinação judicial.

 

O evento na Câmara contará com apresentações de vídeos sobre o projeto e a palestra com o tema “Apego e Desapego”, ministrada pela assistente social Jane Valente, autora do livro “Família Acolhedora - as relações de cuidado e de proteção no serviço de acolhimento”, em que analisa o projeto desenvolvido no município de Campinas. A palestra está marcada para começar às 9h20 e todo o evento é aberto ao público.

 

A Semana da Família Acolhedora faz parte do Calendário de Eventos do Município por força da lei de autoria dos vereadores Franklin (PSDB) e Roberson Costalonga “Salame” (PMDB), aprovada e sancionada neste ano.

 

A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, no Residencial São Luiz.

 

Família Acolhedora


A “Família Acolhedora” cuida da criança ou do adolescente e assume sua guarda provisória, enquanto a equipe do serviço apoia e auxilia no fortalecimento da família de origem, que está temporariamente sem condições de proteger e cuidar dos próprios filhos. Uma vez solucionados os problemas causadores da medida protetiva, a criança ou adolescente volta a viver, sempre que possível, com a família de origem.

 

Para se tornar uma Família Acolhedora é preciso residir em Valinhos, ter maioridade legal, não ter interesse de adoção, não possuir antecedentes criminais, não ter nenhum membro da família envolvido com dependência química e ter aceitação de todo o grupo familiar com a proposta de acolhimento.

 

Mais informações podem ser obtidas no telefone 3871-0546.