Conti lembra o 65ª aniversário da República Italiana

Através de requerimento lido e aprovado na noite da última terça-feira (07/06) o vereador José Henrique Conti (PV) lembrou das comemorações do “65º Giorno della Repubblica Italiana” comemorada no último dia 2 de junho e aos 150 anos da unificação da Itália e aprovou um Voto de Congratulações e Reconhecimento pela passagem de data tão importante também para os descendentes de italianos que moram em Valinhos.

“Quero parabenizar toda comunidade ítalo de Valinhos pela passagem do ‘65º Giorno della Repubblica Italiana’ e pelas comemorações dos 150 anos da Unificação da Itália. Afinal de contas, temos importantes referências sociais e culturais com os Italianos que aqui chegaram no final do século XIX”, justificou.

Segundo dados do vice-consulado italiano de Campinas, Valinhos é a cidade da região com o maior número proporcional de cidadãos italianos. Além disso, a grande maioria da população apresenta alguma descendência italiana.          

Os primeiros italianos chegaram a Valinhos para trabalhar nas lavouras de café e, graças a suas habilidades, conseguiram rapidamente se aperfeiçoar na fruticultura após a crise do café nos anos 20. Foi graças ao amor à terra e a dedicação dos descendentes de Italianos que Valinhos mantém até hoje o título de Capital Nacional do Figo Roxo.

Conti pede que seja encaminhado ofício ao Consulado Italiano e as entidades italianas de Valinhos parabenizando-os pela passagem das datas.