Secretário de Trânsito anuncia mudanças no estacionamento regulamentado a partir de maio

Mauro Haddad esteve na Câmara após convite dos vereadores para falar sobre sistema de parquímetros

 

O secretário de Transportes e Trânsito, Mauro Haddad, esteve na sessão da Câmara desta terça-feira (18) e anunciou mudanças na área de estacionamento regulamentado a partir do dia 2 de maio. O convite para a presença do secretário foi feito a pedido dos vereadores Rodrigo Fagnani Popó, Franklin, André Amaral (todos PSDB) e Mauro Penido (PPS).

 

As mudanças, de acordo com Mauro Haddad, visam atender às demandas da população. Entre as alterações está o horário para carga e descarga na região central, que será das 18h às 10h. Hoje, o estacionamento de caminhões para a realização desse tipo de serviço é permitido em qualquer horário. “A carga e descarga, muitas vezes, é feita com veículos grandes. Nosso Centro é muito apertado e isso vai dificultando cada vez mais o fluxo e a própria segurança”, afirmou.

 

No período em que a carga e descarga não será permitida, ou seja, das 10h às 18h, essas vagas serão reservadas para paradas rápidas, o que deve facilitar a vida dos motoristas que precisam fazer pequenas compras.  De acordo com o secretário, ao todo serão 14 vagas.

 

Haddad também informou que a área de estacionamento regulamentado deve ser ampliada ao longo dos anos conforme a demanda. Segundo ele, algumas áreas já estão definidas e contam com o apoio dos comerciantes. O secretário afirmou ainda que o bolsão próximo ao Parque Municipal não será mais explorado pela empresa Auto Parque e que há processo em andamento para o bolsão na área da estação ferroviária.

 

Mauro Haddad também elencou as ações adotadas para adequar o sistema de parquímetros nesses primeiros meses de gestão, como o fim da taxa de R$ 16 para quem estacionasse irregularmente, a retomada da fiscalização pelos agentes de trânsito municipais, o fornecimento de troco em moedas nos estabelecimentos comerciais e o cancelamento de credenciais que não tinham respaldo na lei. “É nosso entendimento que o princípio da igualdade não nos permite dar a quem quer que seja a liberdade de parar em uma vaga sem ter de pagar por ela como todos os outros cidadãos do município fazem”, discursou, ressaltando que o direito dos idosos e das pessoas com deficiência continuam garantidos.

 

 

Questionamentos

 

Após a apresentação do secretário, alguns vereadores fizeram questionamentos. O vereador César Rocha (Rede) perguntou se é possível acabar com os parquímetros e voltar ao sistema antigo de Zona Azul, mas a resposta foi que o contrato com a empresa tem duração de 10 anos e que dificilmente o sistema volta para como era antes.

 

Haddad também respondeu ao questionamento do vereador Franklin (PSDB), que queria saber sobre a possibilidade de oferecer cobrança por tempo proporcional de 15 minutos, por exemplo. Segundo o secretário, o sistema atual não permite esse tipo de cobrança, mas que já está sendo negociado o fracionamento do tempo por meio do cartão recarregável.

 

Alécio Cau (PDT) perguntou se era possível ressarcir o município de alguma forma pelo tempo em que houve a cobrança da taxa dos R$ 16 para estacionamento irregular, que para ele era ilegal. Haddad disse que a cobrança tinha respaldo em decreto e que, portanto, era válida.

 

O vereador Giba (PMDB) questionou se é feita auditoria nos números apresentados pela empresa Auto Parque com relação aos valores arrecadados e o repasse à Prefeitura. Segundo o secretário, se for identificada alguma ação suspeita, será sim solicitada uma auditoria.

 

Também fizeram questionamentos os vereadores Mauro Penido (PPS), Rodrigo Fagnani Popó (PSDB) e Edson Secafim (PP).