Campanha da Fraternidade é lançada em sessão solene

 

 

Pelo quinto ano consecutivo, a Câmara realizou uma sessão solene para lançar a Campanha da Fraternidade em Valinhos. O tema deste ano é “Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida”, que tem o objetivo de levar os cristãos a refletirem sobre o respeito à natureza e aos povos.

 

O evento, realizado na quarta-feira (8) contou com a participação de diversas autoridades religiosas e políticas e membros de comunidades paroquiais de Valinhos e de Vinhedo. Além do presidente da Câmara, Israel Scupenaro, que conduziu a sessão, fizeram parte da Mesa o ex-vereador Paulo Montero, autor da lei que instituiu o lançamento da campanha na cidade; o vigário forâneo Julio Cesar Calusni; a deputada estadual Célia Leão; o prefeito Orestes Previtale, a vice Laís Helena e o Arcebispo Metropolitano Dom Airton José dos Santos. Também participaram da sessão os vereadores Veiga, Mônica Morandi, Edson Secafim, André Amaral, Giba, Dalva Berto e Mayr.

 

Organizado pela Forania de Santa Cruz, o lançamento em Valinhos foi marcado pela palestra sobre o tema da Campanha, proferida pelo arcebispo Metropolitano Dom Airton José dos Santos. Com o mote "Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida”, Dom Airton propôs uma reflexão à diversidade de cada região brasileira para criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que nelas habitam, especialmente à luz do Evangelho. Para ele, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior.

 

O presidente da Câmara destacou a importância de se respeitar e defender a vida, citando versículos do Salmo 24: “ ‘Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Por esses dois versículos é que nós devemos ser bons mordomos. Porque fomos chamados para zelar, cuidar daquilo que Deus criou’ (...) A Campanha da Fraternidade traz essa missão, traz a responsabilidade de cada um. E não é uma responsabilidade apenas de discurso, de uma fala, é uma responsabilidade de nossas atitudes em cada momento”.

 

Lançada nacionalmente na Quarta-Feira de Cinzas, em Valinhos a abertura ocorre sempre na quarta-feira seguinte, por força de lei municipal de autoria dos ex-vereadores Paulo Montero e Clayton Machado.