Dinho quer ‘Botão do Pânico” em Valinhos para aumentar segurança de mulheres vítimas da violência

 

Inspirado no “Botão do Pânico” implantado na cidade de Vitória (ES), o vereador Dinho (PSD) apresentou, na sessão de terça-feira (28), moção que sugere a adoção do dispositivo de segurança também em Valinhos. Com o aparelho, mulheres vítimas da violência que estão sob medida protetiva do judiciário podem acionar guardas municipais, permitindo atendimento mais rápido à ocorrência. Em Vitória, o “Botão do Pânico” foi implantado pelo Tribunal de Justiça em parceria com a Prefeitura da cidade.   

 

No documento, Dinho alega que como não é possível garantir a presença de agentes 24 horas protegendo a vítima, o dispositivo facilita o serviço de proteção, já que os agentes recebem a informação em apenas três segundos, com dados da localização da vítima e até mesmo conseguem ouvir conversas gravadas pelo aparelho. Os áudios podem servir ainda como prova de crime.

 

“A Lei Maria da Penha, apesar de ser uma das melhores leis do mundo, não tem medidas de fiscalização e protetivas a essas vítimas”, afirmou o vereador.

 

A moção foi aprovada e encaminhada ao prefeito Clayton Machado (PSDB).