Dalva pede estudo para a implantação da coleta de lixo eletrônico

O lixo eletrônico é composto por todo tipo de sucata eletrônica, desde baterias de celulares até computadores e televisores inteiros. Os resíduos desses componentes, como cádmio, chumbo, mercúrio e belírio podem ser altamente tóxicos e nocivos à saúde do homem quando  em contatos com o meio ambiente.
Foi preocupada  com esse problema inerente à sociedade moderna e altamente envolvida com a tecnologia que a vereadora Dalva Berto (PSDB) apresentou uma Moção de Apelo ao prefeito Marcos José da Silva (PMDB), que foi aprovada na noite de terça-feira, dia 17, onde solicita a realização de estudos para a implementação da coleta de lixo eletrônico, segundo ela necessária e benéfica à toda comunidade.
“O objetivo é buscar parceria para a criação de pontos de recebimento do lixo eletrônico advindo da troca de pilhas, de baterias de celulares, do descarte de computadores obsoletos e de notebook, vídeo games, impressoras, scanners, webcam, calculadoras, pen drives, mouses, teclados, fios e cabos, pra citar alguns elementos que compõem a infinidade do que chamamos “lixo eletrônico”, justifica.
Para Dalva, as parcerias facilitam a conscientização das pessoas sobre a importância de destinar corretamente os equipamentos eletrônicos parados e sem uso nas casas e nos escritórios. “Atualmente, Valinhos iniciou um novo sistema de coleta de lixo seletivo e este novo sistema visa recolher uma quantidade maior de reciclável, na busca contínua do desenvolvimento sustentável da cidade e na manutenção da nossa qualidade de vida. A coleta de lixo eletrônico também contribuiria para esses objetivos e traria benefícios a todos”, finaliza.