Câmara cria Comissão para apurar denúncias de tintas vencidas

O presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB) irá criar uma Comissão de Vereadores para apurar a denúncia apresentada pelo vereador Lourivaldo Messias de Oliveira, o Lorival (PT) na sessão da terça-feira, dia 3, sobre um lote de 400 latas de tintas de 18 litros encontradas, vencidas,  nas dependências do Almoxarifado do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV). “Não se trata de nenhuma comissão de inquérito, mas de uma comissão que irá levantar informações do motivo das tintas estarem vencidas e por que foram armazenadas no Almoxarifado do DAEV”, explicou.

Lorival usou a Tribuna do Plenário da Câmara para discutir um requerimento de sua autoria, onde pedia  informações ao prefeito Marcos José da Silva (PMDB) sobre a sinalização de solo das ruas e avenidas do município. O que deveria ser mais uma simples discussão de requerimento acabou virando uma séria denúncia.

Segundo Lorival, um lote com mais de 400 latas de tintas para pintura de solo da Secretaria de Transporte e Trânsito estavam vencidas desde janeiro e armazenadas no almoxarifado do DAEV. “É um absurdo que isso esteja acontecendo em nossa cidade”, afirmou. 

De acordo com o vereador, as tintas compradas pela Prefeitura no ano passado tinham data de fabricação de julho de 2010 e prazo de validade de seis meses. Lorival e demais vereadores estranharam também o fato das tintas estarem estocadas no Almoxarifado do DAEV e não no da Prefeitura ou na Secretaria de Trânsito.

A criação da Comissão foi sugestão do  vereador Dr. Moysés Abujadi (PTB) que diante da da denúncia solicitou ao presidente Paulo Montero (PMDB) que  fosse criada uma essa Comissão para apurar o fato.

Já o vereador Clayton Machado (PSDB)  também defendeu a apuração da denúncia. O vereador que atua no ramo de tintas e, embora não comercialize esse tipo de tinta e nem efetua vendas  para a Prefeitura, afirmou que as tintas de modo geral possuem prazo curto de validade e as utilizadas para a pintura de solo são de alta densidade e se solidificam com rapidez se não forem utilizadas dentro do prazo. “A manutenção da sinalização de trânsito é algo complicado e primordial para a segurança de motoristas e pedestres. Aliás, nós aprovamos aqui uma Lei do vereador Fabio Damasceno, que determina a pintura de apenas uma face da lombada , aquela que fica no sentido de direção do motorista, visando a economia aos cofres. Eu visitei algumas cidades e já vi essa lei na prática. Mas infelizmente aqui não acontece isso”, disse Clayton.

Durante o tempo que usou a Tribuna, Lorival também apresentou fotos de diversos pontos da cidade,  que mostram a falta de manutenção nas pinturas e sinalizações de solo, imprescindíveis à segurança no trânsito. “Não há sinalização adequada para indicar a vaga de estacionamento destinada aos usuários de farmácia e nem faixas de segurança para pedestre em trechos críticos de nossa cidade”, disse.

Em seu requerimento,  Lorival questiona o prefeito Marcos José da Silva (PMDB) sobre a compra de 600 latas de tintas para a pintura de solo, enquanto um lote de com mais de 400 estava vencido desde janeiro. O vereador quer saber se estão nos planos da municipalidade a realização de pinturas de lombadas e faixas de trânsito. Em caso positivo, para quando está previsto. “E não é só no centro da cidade que está  acontecendo essa situação caótica na sinalização do trânsito, nos bairros da cidade a situação é a mesma. Moradores e motoristas estão reclamando dessa situação que implica diretamente na segurança deles diariamente”, afirma.