Palestra durante a sessão reforça importância da mulher na política

 

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), a sessão da Câmara teve espaço aberto na tribuna para discussão sobre as conquistas, desafios e direitos da mulher na atualidade. Um dos principais desafios apontados pela dra. Maria Aparecida Pallota, do Centro de Cidadania, Defesa dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social “Dorothy Stang”, é a participação da mulher na política. Hoje, no estado de São Paulo, apenas 11,4% dos cargos eletivos são ocupados por elas.

 

“Somos mais de 51,6% da população brasileira e ainda somos sub-representadas nos espaços de poder. O lugar da mulher é na política”, defendeu Pallota. A palestrante destacou ainda que a discriminação precisa ter um ponto final. “Vamos nos enxergar mais, nos valorizar mais, nos impor mais, vamos nos empoderar”, discursou.

 

A necessidade de mais mulheres ocupando cargos nos parlamentos também foi defendida pelos vereadores. Henrique Conti (PV) convidou as mulheres a serem candidatas nas próximas eleições. “Só assim realmente se conseguirá mudar as leis, fazer movimentos e ações efetivas para valorizar as mulheres”, disse.

 

O vereador Lorival Messias (PROS) destacou a importância da mulher na política. “A mulher faz a diferença, é mais sensível e ocupa espaço importante na sociedade”, afirmou.

 

O vereador César Rocha (Rede) discursou dizendo que a questão da igualdade entre homens e mulheres pode ser observada na própria Câmara, onde não existe representante do sexo feminino. “A Câmara é um espelho. Aqui dá pra medir como está a nossa realidade. Só tem homens”, completou.