Oswaldo Conte recebe título de cidadão honorário de Valinhos

A Câmara de Valinhos diplomou mais um cidadão honorário na tarde desta terça-feira, 25. O ex-vereador e presidente da primeira legislatura do município, Oswaldo Conte, por iniciativa do atual presidente do Legislativo, Paulo Montero (PMDB), recebeu, no plenário Ulysses Guimarães, a maior honraria do município.

Presentes à cerimônia, familiares, amigos e autoridades como o vice-prefeito Moysés Antonio Moysés (PMDB) e os vereadores Lorival (PT), Dalva Berto (PSDB), Clayton Machado (PSDB), Tunico (PMDB), Scupenaro (PMDB) e Henrique Conti (PV), além do ex-vice-prefeito, Rubens Ribeiro dos Santos, e do ex-vereador Nestor Pisciotta, prestaram homenagens ao novo cidadão valinhense.

O presidente Paulo Montero destacou a importância política de Conte e seu dinamismo, assim como seu trabalho desenvolvido na cidade como contabilista de grande notoriedade. “Oswaldo Conte presidiu esta Casa em uma época de disputa política intensa, verdadeiramente ferrenha, entre os paragatas e gravatinhas, mas sempre com muito zelo, colocando os interesses do município em um patamar superior às picuinhas e as rivalidades políticas”.

Após a exibição de um vídeo-documentário produzido pela TV Câmara, que contou a trajetória de Conte, os vereadores Clayton Machado e Dalva Berto, o vice-prefeito Moysés Abujadi e o ex-secretário Municipal Celso Carboni também se pronunciaram enaltecendo o homenageado. Um dos discursos mais emocionantes foi o do ex-vice prefeito, Rubens Ribeiro dos Santos, que elogiou a iniciativa do presidente Paulo Montero em prestar esta homenagem ao amigo. “A Câmara de Valinhos merece uma gratidão especial por ter, em tempo, homenageado este grande irmão e amigo chamado Oswaldo Conte. Só me resta olhar para o céu e dizer: muito obrigado, a graça foi alcançada”.

Por sua vez, o novo cidadão valinhense agradeceu aos presentes e relembrou alguns momentos marcantes de sua vida política como a sua indicação para a implantação do serviço de telefone automático do município com a Companhia Telefônica de Valinhos, hoje extinta pela privatização dos serviços de telecomunicação do país. 

Oswaldo Conte
Em 12 de março de 1924, nascia na cidade de Campinas, um homem que ajudaria a transformar a história de um povo. Oswaldo Conte, após realizar seus estudos fundamental e ginasial no Liceu Salesiano de Campinas entre 1931 e 1939, mudou-se para Valinhos aos 18 anos, em 1942 quando a cidade ainda era distrito de Campinas.

Assim como grande parte dos valinhenses da época, passou a trabalhar na Companhia Gessy Industrial, hoje, Unilever e foi nessa época que começou uma grande amizade com Jerônimo Alves Correa, que seria mais tarde o primeiro prefeito do município.

Já envolvido com a política, Oswaldo Conte fez parte do time que entrou para história da cidade ao participar do movimento emancipacionista que tornou Valinhos independente de Campinas em 1952. Na época, Valinhos possuía quase 11 mil habitantes e com o incentivo dos líderes políticos da época, participou da disputa por uma cadeira na Câmara Municipal, assumindo como vereador em 1º de janeiro de 1955.

Num período em que era necessário reservar tempo para falar ao telefone de manivela, o vereador foi o principal responsável por implantar em Valinhos o serviço de telefone automático com a Companhia Telefônica de Valinhos, hoje extinta pela privatização quase unilateral dos serviços de telecomunicação do país. 
Sendo um dos vereadores mais votados, Oswaldo Conte também recebeu uma grande missão pela frente: ser o primeiro presidente da Câmara no período de 1º de janeiro de 1955 a 31 de dezembro de 1955.

Na segunda campanha eleitoral, Oswaldo tentou alçar um vôo mais alto: tentar uma cadeira no poder Executivo como vice-prefeito. Na época, o cargo não entrava na chapa dos candidatos a prefeito e o vice era eleito separadamente, mas com uma diferença de 4 votos, Oswaldo Conte perdeu as eleições e decidiu não mais pleitear cargos públicos. Engajado na carreira de contador, trabalhou na Equipamentos Clark SA de 1959 a 1963 e na Robert Bosh do Brasil de 1963 a 1965. De 1962 a 1968 lecionou Contabilidade na extinta Escola Técnica de Comércio de Valinhos, tendo já em 1965 se estabelecido com seu próprio escritório de contabilidade.

Fruto de seu primeiro casamento, Oswaldo teve três filhos: Norberto Conte, já falecido, Lisete Conte e Cibele Conte Carboni, a sua caçula que herdou seus negócios quando se aposentou em 1978.
Hoje aos 87 anos, com 4 netos e 4 bisnetos  e atualmente casado com Dona Carmem Amorin, Oswaldo Conte é exemplo de cidadão que ajudou a construir o município que há 68 anos o adotou como filho.