Projeto que concede aposentadoria especial para guardas municipais é esperado na Câmara

 

A concessão de aposentadoria especial para os agentes da Guarda Municipal, anunciada pelo prefeito Clayton Machado (PSDB) em março, é aguardada pelos vereadores. Na sessão de terça-feira (18/8), requerimento apresentado pelo vereador Lorival Messias (PROS) questionou quando o projeto de lei será encaminhado para votação do plenário. Em maio, o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Toloi (PDT), também cobrou um posicionamento do Poder Executivo.

 

De acordo com uma proposta apresentada aos agentes pelo secretário de Defesa do Cidadão, Ederson Valêncio, os guardas poderiam se aposentar com proventos integrais após 27 anos de contribuição, desde que tenham, pelo menos, 20 anos de efetivo exercício na função.

 

O vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB) disse que participou da reunião, no início do ano, e defendeu a aposentadoria especial. “A exposição que eles têm no dia-a-dia para garantir a segurança da população merece essa atenção”, afirmou.

 

Em discurso na tribuna, o vereador Lorival informou que, após a reunião com os agentes, o projeto foi encaminhado ao Valiprev, onde está sendo feito o cálculo atuarial. Por esse motivo, pediu empenho da autarquia para que o processo seja finalizado e enviado à Câmara. “É um grande benefício para os trabalhadores que compõem a GCM. São eles que defendem a nossa cidade”, destacou.

 

O requerimento foi encaminhado à Prefeitura e deve ser respondido em 15 dias.