Moção de Apelo pede a regulamentação da Lei que visa diminuir o uso de sacolas plásticas

Os vereadores aprovaram na noite da última terça-feira, dia 12, Moção de Apelo ao prefeito Marcos José da Silva (PMDB) solicitando que ele regulamente e aplique a Lei 4581 de 2010. A Lei, aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Marcos em julho de 2010, visa implantar na cidade de Valinhos um programa que venha gradualmente diminuir o uso de sacola plástica.

A Moção de autoria do presidente da Câmara, Paulo Montero (PMDB), que também é o autor da Lei, cobra do Executivo a regulamentação para que ela possa ser aplicada. “È um projeto de extrema importância para a cidade e o meio ambiente”, defende Montero.        

Em sua Moção, Montero argumenta que as sacolas plásticas demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês. O uso da sacola plástica também foi discutido na última reunião do Parlamento Metropolitano. Os vereadores do Parlamento, que representam as dezenove cidades da RMC,  demonstraram grande preocupação com o meio ambiente.

“Temos ciência de que a Lei aprovada não é suficiente para banir o uso de sacola plástica no município de Valinhos. Mas, para que possamos dar início a este importante processo, principalmente pensando no futuro, é imprescindível que a Lei seja regulamentada e aplicada”, afirma Montero.