Lei garante implantação de bicicletários em Valinhos

Proposta foi apresentada pelo vereador Veiga (DEM) e sancionada pelo prefeito Clayton Machado (PSDB)

 

O prefeito Clayton Machado (PSDB) sancionou a lei que garante a implantação de estacionamentos para bicicletas na cidade. Os bicicletários, como são conhecidos, poderão ser instalados em espaços abertos do município, como pontos culturais, órgãos públicos, parques e instituições de ensino. A lei foi publicada na Imprensa Oficial da última sexta-feira, 12, e foi iniciativa do vereador Veiga (DEM).

 

De acordo com a legislação, a segurança dos ciclistas e dos pedestres deverá ser determinante para a escolha dos espaços que poderão receber os bicicletários. Os estacionamentos poderão ser operados pela iniciativa privada em troca da exploração de publicidade em locais determinados pelo Poder Público.

 

O vereador afirmou que a lei busca incentivar o uso das bicicletas e, assim, contribuir para a sustentabilidade do município e para a qualidade de vida da população. No entanto, ele ressaltou que, além dos estacionamentos para bicicletas, ainda é necessária a construção de ciclofaixas e ciclovias.