Utilização de animais em espetáculos é debatida pelo plenário

 

A presença de animais em espetáculos como circos e rodeios levou grupos que defendem a realização da Festa do Peão em Valinhos e pessoas contrárias ao que consideram sofrimento animal ao plenário da Câmara, nesta terça-feira, 4. O motivo foi a votação de um substitutivo ao projeto de lei que proíbe rodeios na cidade.

 

O projeto original, de autoria dos vereadores César Rocha e Henrique Conti (ambos PV), altera lei municipal de 2007 que trata do assunto. A única mudança proposta pelos vereadores é a inserção da palavra “rodeio” na proibição. Por entender que a alteração não deixava clara a possibilidade de provas e desfiles com utilização de animais, o vereador Rodrigo Toloi (PDT) apresentou o projeto substitutivo.

 

No entendimento de Toloi, a lei de 2007 – que proíbe a utilização de animais em apresentações - não permite desfiles e provas como enduro, atrelagem, baliza e tambor. “Temos que fazer cumprir uma outra lei de 2011 que institui a Semana do Peão de Boiadeiro”, disse.

 

“A lei de 2007 já permite os desfiles e competições que sejam autorizados pelo Poder Público. Essa discussão é desnecessária. Estamos falando de rodeios e isso ambos os projetos – o original e o substitutivo – estão proibindo”, explicou o vereador Henrique Conti. Para César Rocha, “é preciso deixar claro que ninguém quer proibir desfiles”. “Isso é um equívoco”, completou.

 

O plenário decidiu pelo arquivamento do projeto substitutivo e colocou o projeto original dos vereadores Henrique Conti e César Rocha em votação. Após pedido de vistas regimentais apresentado pelo vereador dr. Moysés Abujadi (PSD), o projeto saiu de discussão e volta à pauta em 15 dias.