Implantação do CAPS é questionada

Em requerimento apresentado na última terça-feira, dia 1º, o vereador dr. Moysés Abujadi (PTB) questiona o prefeito Marcos José da Silva (PMDB) sobre o projeto da atual administração para a implantação do CAPS - Centro de Atendimento Psico-Social, CAPS AD e CAPS Infantil.

Segundo dr. Moysés, “importante número de cidadãos do município sofre de algum tipo de transtorno psíquico, inclusive associado ao uso de álcool e demais drogas”. Ainda em seu requerimento, dr. Moysés também apresentou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que mostram que “uma média de 5 a 7% das crianças e adolescentes sofrem de algum tipo de desequilíbrio psíquico”. Para ele, o CAPS Infantil  seria um importante instrumento de retaguarda no atendimento diário destinado à infância e à adolescência,  comprometida com algum grau psíquico.

“A implantação do ‘CAPS - Centro de Atendimento Psico-Social’ consta no ‘Plano de Metas’ do atual prefeito, que se comprometeu em ampliar a oferta do atendimento de Saúde Mental do Município por ocasião da Campanha Eleitoral do ano de 2008”, afirmou o vereador em seu requerimento.

Ainda segundo ele, os CAPS são implantados de acordo com o número de habitantes, podendo o município firmar parcerias com outras cidades para viabilização do projeto.
 
Conselho de Saúde
Em outro requerimento, dr. Moysés também questiona a Prefeitura a respeito da composição e da vigência do atual Conselho Municipal de Saúde. O requerimento foi lido e aprovado por unanimidade.

Para ele, é importante o acompanhamento e deliberação de ações de saúde por parte da população e a legitimidade da participação popular no planejamento e desenvolvimento das ações de Saúde no Município devem ser bem acompanhadas.

Dr. Moysés quer saber qual a atual composição do Conselho Municipal de Saúde do Município e qual a vigência do atual mandato e também a composição de todos os Conselhos Comunitários de Saúde da cidade.