Lorival cobra explicações sobre contrato da Prefeitura com empresa da merenda envolvida em denúncias

 

O vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS) protocolou, nesta terça-feira, 29, e também nesta quarta, 30, dois requerimentos questionando a Prefeitura sobre o contrato firmado junto à empresa Iotti Grife da Carne LTDA, que presta serviços de distribuição de alimentos para merenda escolar.

 

A empresa Iotti estaria envolvida em denúncias de suposta formação de cartel e superfaturamento de contratos. Um dos proprietários da empresa também é dono da Cecapa Distribuidora de Alimentos Ltda, alvo de denúncias em Vinhedo, conforme relatos do promotor de Justiça que atua naquela cidade, Rogério Sanches Cunha.

 

O que tem chamado a atenção do vereador e da imprensa regional é o valor do frango cobrado pelas empresas. De acordo com inquérito do Ministério Público de Vinhedo, o preço pago pela carne em Valinhos é de R$ 23,64.

 

No requerimento desta quarta-feira, Lorival questiona contrato firmado pela administração do ex-prefeito Marcos José da Silva. Também há pedido de informações do processo administrativo que fez cotação dos preços de referência, preliminar à elaboração do edital de abertura da licitação que contratou o serviço de fornecimento da merenda.

 

Já no primeiro requerimento, Lorival pergunta se a Prefeitura fez licitação para a escolha da empresa, quando ele foi realizado e quais empresas compareceram ao certame. Ele também questiona se alguma empresa entrou com pedido de impugnação da licitação.

 

O vereador solicita, ainda, cópia da ata da licitação e do contrato com a empresa vencedora.

 

 

Repercussão

 

Diante da repercussão do caso, a Prefeitura suspendeu o contrato com a Iotti Grife da Carne LTDA.

 

Em nota, a Prefeitura informou que o Ministério Público viu indícios de cartelização envolvendo as empresas, mas que as Prefeituras da região teriam sido vítimas. Com relação ao preço pago pelo frango, a Prefeitura diz que não se pode comparar o produto comprado para a merenda escolar com o produto que está na gôndola de supermercados. De acordo com a nota, o produto comprado para a merenda é semipronto e o preço inclui a entrega ponto a ponto.